23 de julho de 2012

[E3] (pré) pré-conferência da Nintendo: um Wii U para a todos socializar


Maldita Nintendo, maus consigo prever seus movimentos! Foi usando de táticas orientais ninjas (ou simplesmente jogadas de marketing mesmo), que a empresa de Mario e cia antecipou algumas informações que iria anunciar durante a E3 sobre o seu novo videogame, o Wii U.
A Nintendo realizou neste domingo (3), uma pré-pré-conferência E3, por meio do Nintendo Direct, um programa que a empresa realiza ragularmente para anunciar novidades. Em um vídeo gravado padrão “Konami”, o presidente da empresa, Satoru “não sei falar inglês” Iwata, mostrou qualê desse novo console de joguinho eletrônico.
E o quê que o sucessor do Nintendo Wii vai nos oferecer? Acompanhe o apresentação de 30 min da Nintendo no vídeo abaixo (em inglês) e depois nos acompanhe para uma viagens cheia redes sociais, um iPad e muito potencia.
espaço
Olá! meu nome é Wii U GamePad, mas pode me chamar de iPad do Wii U
Assim como aconteceu com o Wii, a estrela maior do novo videogame da Nintendo é o seu controle, que agora tem um nome: Wii U GamePad, mas não adianta, porque todos vão continuar chamando ele de iPad do Wii U.
Na apresentação da Nintendo, ele mostrou que é bem isso mesmo, um tablet que será a central de funcionamento do aparelho e controlará praticamente todas as funções não só do videogame, mas como também da TV, funcionando como um controle remoto. Além disso, como um iPad que se preze, a sua tela será touch screen, terá sensor de movimento e de giro, igual ao controle do Wii.
Quanto ao design, a apresentação confirmou que esse é modelo vazado em uma foto poucos meses atrás. A principal mudança fica mesmo para os dois analógicos na parte superior, que agora são mais “para fora”.
“Percebemos que os antigos analógicos eram mais apropriados para aparelhos móveis e usados em jogos mais casuais”, assim Iwata justificou a troca botões. Ponto pra Nintendo.
Tal qual foi como o Wii e o classic controller, a Nintendo pensou naqueles mais desfavorecidos e marginalizados por ela, que preferem uma jogatina mais clássica, e vai lançar também um controle com um formato mais tradicional, chamado Wii U Pro Controller, que bem poderia poderia ser chamado de controle Xbox U, já que ele é identico ao controle do console da microsoft.
espaço
Miiverse: “Welcome to the Internet, i’ll be your guide”.
A Nintendo veio com um papinho de como a tecnologia deixa as pessoas conectadas, mas prejudica o relacionamentos dela no mundo real (se alguém souber o que é isso de “mundo real”, por favor me diga. É um MMO novo?) e blá blá blá.
Tudo isso foi para anunciar as tão aguardadas funcionalidades online do Wii U, que agora (empolgação fake) TERÁ UMA REDE SOCIAL ONLINE!!! (benvida a 2006, Nintendo). Esse é oMiiverse, uma rede social integrada ao Wii U, onde os jogadores poderão conversar entre si, tanto por texto quanto por desenhos (de pintos), interagir com estranhos, pedir dicas de como passar daquela fase difícil, fazer vídeo conferência á láHangout do Google +.
Tudo isso, claro, será gerenciado pelo iPad do Wii U.
Na real, o Miiverse será uma mistura de Steam, com uma pitadinhas de Raptr, coberto com uma camada de Xbox Live e PSN.
Por fim, Iwata disse que o Wii U será tanto uma evolução do Wii quanto algo totalmente novo e único com a tal rede social (rede social era novo e único há uns 5 anos, mas não fala nada pra ele…).
Vamos sair pra balada com o Miiverse

espaço
Uma Opinião Alheia
O que foi mostrado na apresentação parece bem promissor (de verdade), mas tem algo que achei interessante na fala do Iwata.
Ao parafrasear Shigeru Miyamoto (quem?), o presidente da Nintendo fala: “Uma grande ideia resolve vários problemas de uma vez. Nós acreditamos que isso descreve o Wii U GamePad. É uma ideia que tem o potencial de resolver diversos dos problemas que o Wii U foi projetado para visar”.
O jogo de Zumbi do Wii U
Humm… Peraí, quer dizer que todas as funcionalidades do Wii são vistos como umproblema pela Nintendo? Sendo o iPad do Wii U (lembrem-se, esse é o verdadeiro nome dele), a central de todas as funções do console, inclusive as online, vem o que pode ser o verdadeiro obstáculo que a Big N terá que tratar.
Todos sabem que a Nintendo é pessíma quando se fala em recursos online. O Wii tem funcionalidades de internet pífias e complicadas. Esse é um terreno que a Nintendo não domina e conseguir realizar tudo aquilo que foi mostrado na apresentação parece ser o “problema a ser resolvido” que Iwata mencionou.
Lembremos também que a Sony demorou uns bons dois anos até conseguir fazer o Playstation Network rivalizar com a Xbox Live. Era algo novo para ela, o que resultou em muitos erros para ela finalmente acertar a mão. A Nintendo está entrando agora nessa área online, será que ela acerta de primeira? Tenho minhas dúvidas.
Sim, o Wii U parece muito promissor. Todos os recursos e funções mostradas no vídeo são bem empolgantes. No vídeo. Mas o que me faz ficar com o pé atrás e olhar torto para tudo isso é esse ar “coisa fofa” que a Nintendo coloca em tudo. É infantil demais. “Família perfeita” demais.
Fora isso, ainda ficou algumas dúvidas a serem respondidas. O console só poderá usar um iPad Wii U como foi anunciado ano passado? E os console em si? Mais uma vez a Nintendo só focou no controle e só se vê vislumbres do  Wii U de fato. Além disso, em um jogo de zumbi mostrado, achei a qualidade dele beeem feiazinha, em um nível um pouco inferior aos da atual geração.
É claro que a Nintendo não ia falar tudo de banadeja, né? Afinal A “verdadeira” conferência dela só vai rolar na próxima terça-feira (5).

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.