12 de setembro de 2016

Game de realidade virtual recria o atentado de 11 de setembro

Jogo te faz viver o atentado às Torres Gêmeas com realidade aumentada.

Um dos acontecimentos mais impactantes da história do mundo moderno, o ataque às Torres Gêmeas, ocorrido em 11 de setembro de 2001 em Nova York, nos Estados Unidos, chegou aos videogames.
O game de realidade virtual, lançado para quem possui Oculus Rift, se chama [08:46], horário em que o primeiro avião atingiu o World Trade Center. Ele coloca o jogador na pele de um funcionário do conjunto empresarial que trabalha no 101º andar da Torre Norte, justamente o primeiro a ser atingido.
O jogo mostra, com a ajuda da imersão causada pela realidade virtual, o desenrolar da rotina de quem realizava tarefas normais quando o prédio sofreu o impacto. Na ocasião, quem estava acima do local atingido - que é o caso do protagonista do jogo - não conseguiu se salvar porque as escadas estavam bloqueadas.

Em entrevista ao site americano Business Insider, o diretor criativo de [08:46], Anthony Krafft, disse que o game termina em um apagamento lento da tela, representando o sufocamento ou o salto do protagonista pela janela do prédio. Apesar disso, ele ressalta que o intuito do jogo não é comercializar o sentimento do 11 de setembro, mas sim homenagear as vítimas retratando um dia até então normal na vida dos trabalhadores do edifício.
— Era essencial que fôssemos precisos, uma vez que jamais poderíamos ser obscenos ou sensacionalistas por respeito às vítimas.
O jogo levou seis meses para ser desenvolvido e envolveu uma equipe de seis pessoas, membros da Escola Nacional de Jogos e de Mídias Interativas Numéricas (ENJMIN, ou École Nationale du Jeu et des Médias Interactifs Numériques), da França, em parceria com dois atores para captura de voz e de movimento.
Quem possui Oculus Rift DK2 pode baixar o game de graça diretamente do site.
Confira trechos do game no vídeo:

Controversial virtual reality simulator allows... por thevideos11

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.