11 de setembro de 2016

Sucesso de games chineses no Brasil

Quem joga games de celular ou computador não imagina o exército de pessoas que trabalha dia e noite nos bastidores da rede para alimentá-los. Sabe aquela dúvida que você tem de como conseguir novas vidas ou por que o jogo travou? Alguém tem que responder, e em bom português. Na China há cinco anos, o operador de games o paulista Francisco Assumpção é um dos anônimos por trás de jogos usados por brasileiros, a maioria fabricada no exterior.


Vivian Oswald, correspondente da RFI em Pequim

Francisco entrou para o mercado de games há quase três anos. Na Funplus é responsável pela comunicação entre os brasileiros e o fabricante. Cabe a ele não apenas responder as dúvidas dos seus compatriotas, como também dar a cara brasileira aos jogos produzidos pela sua empresa. Ele faz as traduções dos jogos para o português e adapta os cenários e fases aos costumes brasileiros. Essa é uma das estratégias para aproximar os jogos do público, para mostrar que aquele jogo foi feito para ele.
Brasileiro também alimenta página Facebook da empresa
Francisco também alimenta a página da empresa no Facebook. Anuncia novos eventos, macetes para os jogadores inveterados. Na lista das suas funções também está promover as chamadas "curtidas" na página e atrair novos clientes. E isso acontece sempre que algúem recebe aquela mensagem nas redes sociais avisando que um amigo pediu que curtisse a página do jogo. Chato? Mas talvez um mal necessário para o fabricante, sabendo que corre o risco de desagradar os internautas que não jogam. Pelo menos 100 pessoas começam a jogar diariamente só porque viram curtidas e compartilhamentos na internet.
Formado em economia pela Unicamp, Francisco desembarcou em Pequim em 2011. Veio pelo desejo de viver uma experiências pessoal e profissional internacionais. Quando chegou à capital chinesa, dedicou-se a aprender o idioma, que fala fluentemente. Até trabalhar como operador de games, fez traduções e teve empregos pouco usuais, como o de figurantes de anúncios de TV, testador de GPS e jogos de telefone. Ele agora sonha em se mudar para a Europa e trabalhar com games na Alemanha.
Fonte: br.rfi.fr

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.