1 de abril de 2014

Tearaway ganha DLC temático de Little Big Planet


Nessa segunda (31), a Media Molecule lançou um pacote de roupas para Tearaway, inspiradas em outra franquia de sucesso do estúdio, LittleBigPlanet. Esse conjunto com 14 itens já está disponível na PSN por três dólares.  "Uma das nossas coisas preferidas em Tearaway é ver a comunidade personalizar seus novos amigos de papel, Atoi e Iota. Para dar ainda mais opções de personalização divertidas para escolha, criamos o Pack LittleBigPaper."

Phil Spencer assume liderança da divisão do Xbox


Nessa segunda (31), Satya Nadella - atual CEO da Microsoft - revelou em um e-mail enviado para todos os funcionários que Phil Spencer, vice-presidente da Microsoft Studios, assumiu a liderança da divisão do Xbox. Essa vaga foi deixada vaga em março com a saída da Marc Whitten, que deixou a Microsoft para se juntar à Sonos. E em uma postagem no blog oficial do Xbox, Spencer comenta sobre seu novo cargo. "Nossa missão é construir uma equipe de classe mundial, trabalhar duro para satisfazer as expectativas elevadas de uma base de fãs apaixonados, criar os melhores jogos e conteúdo de entretenimento e impulsionar a inovação técnica. A medida que continuamos, este foco e missão renovadas serão uma parte fundamental de como eu irei liderar o programa Xbox."

Caso queira ler o restante do post (em inglês), visite o blog do Xbox

Diretor de Splinter Cell deixa Ubisoft


O diretor de Splinter Cell Conviction, Patrick Redding deixa seu posto na Ubisoft e parte para uma nova posição nos estúdios Warner Bros. Games Montreal. Patrick também foi responsável pelo design de narrativa de Far Cry 2, entre outros trabalhos na Ubisoft. Apesar de não ter anunciado a sua saída, suas bios no Twitter e no LinkedIn confirmam a mudança de emprego.    O Warner Bros. Games Montreal é um estúdio recente, criado em 2010 e responsável por Batman Arkham Origins, continuação da aclamada série Batman Arkham Asylum/City, do estúdio britânico Rocksteady.    O estúdio ainda não disse em quais novos projetos o ex-diretor estará envolvido daqui em diante.

31 de março de 2014

Alien Isolation recebe data de lançamento


O próximo jogo da SEGA inspirado no universo criado por Ridley Scott, Alien: Isolation, será lançado no dia 7 de outubro. O anúncio foi feito pela própria SEGA e a Twentieth Century Fox, e terá cópias no Xbox One, PS4, PS3 e Xbox 360, além dos PCs. O último jogo dos alienígenas lançado para os videogames sofreu críticas pesadas e foi muito mal de vendas. Aliens: Colonial Marines, da Gearbox Software, era apresentado em vídeos e versões beta como algo feito para a próxima geração, mas quando foi lançado, pecava em praticamente todos os aspectos mais ordinários de um jogo. Péssima iluminação, texturas de jogo e um monte de problemas na sua mecânica foram relatados por críticos do mundo todo, inclusive no texto do GameTV.   Alien: Isolation será um jogo de tiro em primeira pessoa, mas focado no survival horror. A intenção do jogo é reproduzir a experiência do jogador ao assistir pela primeira vez, Alien: O Oitavo passageiro, o primeiro filme da franquia e com um tom muito mais de suspense que os demais.

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Predador está em novo DLC de Call of Duty: Ghosts



O vídeo acima, publicado pela Activion nesse domingo (30) é o trailer de lançamento de Devastation, o segundo complemento para Call of Duty: Ghosts. O DLC traz quatro mapas multiplayer: Ruins, Behemoth, Collision, e Unearthed. Esse último é uma versão recriada de Dome, um dos mapas favoritos dos fãs de CoD: Modern Warfare 3. Como é possível ver no vídeo acima, o Predador estará presente no game, embora ainda não tenha sido confirmada como ele será utilizado. Onslaught, o primeiro DLC de Ghosts trouxe Michael Myers, assassino da série de filmes de terror Halloween, como personagem jogável nas partidas multiplayer . Além do Predador e dos quatro novos mapas, Devastation também traz uma nova arma - "Ripper" - que permite mudar de SMG para AR e vice-versa em tempo real durante o combate.  Outro conteúdo do jogo é Mayday, segundo episódio de Extinction que continua os acontecimentos de Nightfall, onde os jogadores terão que embarcar em um navio de pesquisa abandonado. Os Seeders e o "Kraken”, com mais de 30 metros de altura são alguns dos inimigos que impedirão a busca de respostas dos jogadores. Devastation chega primeiro na Xbox Live (Xbox 360 e Xbox One) em 3 de abril e no mês seguinte para as outras plataformas.

29 de março de 2014

Black Mesa



Em 1998, a Valve lançava seu famoso Half-Life, um FPS que revolucionou o gênero e a história dos videogames para sempre. Até então os jogos de tiro em primeira pessoa eram pouco criativos e com histórias genéricas, visando sempre a ação e tiroteio desenfreado. Quando Dr. Gordon Freeman apareceu, tudo mudou. Na trama, Freeman é um físico teórico graduado no MIT que trabalha no Laboratório de Pesquisa Black Mesa, localizada no Novo México e fundada pelo governo para desenvolver experimentos secretos. Em um dia considerado muito importante no Complexo Lambda, Freeman segue para o Laboratório de Materiais Anômalos para ajudar com os experimentos rotineiros. Ele tem a tarefa de empurrar uma amostra para o raio de varredura do Espectrômetro de Anti-Massa, para análise. No entanto, ele cria uma catástrofe repentina chamado de "cascata de ressonância", abrindo um portal entre a Terra e uma dimensão chamada Xen. Ou seja, as criaturas passam a invadir o laboratório matando todo mundo. Além da ameaça alienígena, o governo autoriza que militares neutralizem todos os funcionários envolvidos, incluindo você. Como diferencial, o jogo apresenta a história em capítulos (ao invés de fases), uma excelente atmosfera de terror, quebra-cabeças inteligentes, uma boa variedade de inimigos, chefes, armas criativas e uma jogabilidade precisa. Não demorou para Half-Life virar um clássico, ganhando mais de 50 prêmios - a maioria de "Melhor Jogo do Ano" - e inaugurar uma franquia mundialmente aclamada. Aliás, a Valve só é o que é por conta desta franquia, que já vendeu mais de 20 milhões de cópias no mundo. 

De Half-Life a Episode Two 

Half-Life foi produzido usando uma modificação da engine de Quake, chamada GoldSrc (Goldsource). Com o SDK (Software Development Kit) disponível para desenvolvedores, logo surgiram vários mods famosos como Counter-Strike, Day of Defeat, Team Fortress Classic e  The Specialists, entre muitos outros. Aliás, o próprio modo Deathmatch do game original já impressionava na época. Com o sucesso, a franquia ganhou três expansões desenvolvidas em parceria com a Gearbox Software. A primeira expansão, chamada Half-Life: Opposing Force, conta os eventos do lado oposto, colocando o jogador na pele de um militar chamado Adrian Shephard. A segunda expansão, Half-Life: Blue Shift, conta os mesmos eventos mas sob a perspectiva do guarda de segurança Barney Calhoun. A terceira, Half-Life: Decay, foi lançada apenas para PlayStation 2 oferecendo um multiplayer cooperativo, onde dois jogadores encarnam as personagens Gina Cross e Colette Green. Independente da qualidade, recomendo Opposing Force por oferecer mais novidades e diversão que as outras expansões.


Em 2005, a Valve lançou Half-Life 2 (e a nova engine Source) e surpreendeu o mundo mais uma vez. Gráficos de ponta, física realista, efeitos visuais de encher os olhos, e uma história fenomenal. HL2 foi nomeado como "Melhor Game da Década" passada, vendeu mais de 12 milhões de cópias e rendeu uma continuação em três episódios. Infelizmente, apenas Episode One e Episode Two viram a luz do dia. Sem dúvida dois episódios maravilhosos, mas curtos demais para matar a saudade. E como era de se esperar, o tão aguardado Episode Three nunca saiu ou sequer foi mencionado pela Valve nos últimos cinco anos. A produtora disse que não iria produzir nada novo da franquia até Portal, Team Fortress 2 e Left 4 Dead ficarem prontos. Os três jogos saíram e a produtora preferiu dar atenção às continuações Left 4 Dead 2 e Portal 2. Hora de tocar Half-Life? Que nada... Atualmente, a Valve está trabalhando em Dota 2.

Revisitando um clássico

Muita gente, inclusive eu, não aguenta  mais esperar por Episode Three ou Half-Life 3. Mesmo com as novas franquias do gênero pipocando por aí, nada me anima tanto quanto a saga de Gordon Freeman. Quem jogou o game original e suas continuações sabe que a história cresceu tanto que não dá pra ficar sem uma conclusão. A franquia merece um desfecho de explodir a cabeça, com uma evolução técnica beirando o imaginável, assim como foi com HL2.

Pra acalmar a ansiedade dos fãs, um grupo de apaixonados pegou o SDK do Source e iniciou um projeto para refazer Half-Life. Oito anos se passaram e a modificação Black Mesa finalmente ficou pronta, sendo distribuída de graça pela Valve por meio do programa Steam Greenlight. Mais de 30 pessoas estavam envolvidas no projeto, refazendo tudo: cenários, modelo dos personagens e alienígenas, armas, diálogos, e animações. Uma vez usando o Source, a equipe tomou a liberdade de alterar algumas coisas para melhor, como os combates e quebra-cabeças. O jeitão de labirinto do game original também foi eliminado, com algumas mudanças estruturais nos mapas.



O visual do game é muito superior ao original, mas ainda assim datado para a atual geração. Isso porque este remake não-oficial, que a própria Valve deveria ter feito, demorou muito para sair. Ainda assim, é um belo exemplo de como se fazer um remake em alta definição. Dá para notar o capricho logo na abertura do game, que começa com uma trilha sonora original durante o passeio de trem pelas instalações subterrâneas da Black Mesa. Ao ser recepcionado, outra boa impressão: as ótimas dublagens dos guardas e cientistas. No game original, os diálogos são tão ruins que dá vergonha. O remake oferece 15 dos 20 capítulos do modo de campanha original, sendo que os últimos cinco capítulos não possuem previsão para ficar prontos. O modo multiplayer (Deathmatch) foi deixado de lado temporariamente, mas ainda pode sair. Já o modo cooperativo, original do projeto, foi abandonado devido às dificuldades com a programação. Mas não dá pra reclamar disso, né? Black Mesa é simplesmente imperdível. Quem jogou e terminou o game original, vai apreciar este remake com muita emoção. Aqueles que nunca jogaram, vão entender a importância deste game para o gênero. A modificação ainda presta várias homenagens à franquia através de pequenos detalhes que prefiro não dizer, pra não estragar a surpresa. Eu, finalmente, encontrei um pouco de paz na espera interminável por Half-Life 3.